Carnaval na Quebrada
trompa.png

Edital

laranjafundo.jpg
 

A Pipoca.co Entretenimento e Soluções de Informática LTDA, CNPJ 24.909.502/0001-06, por meio Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SP), com patrocínio da Nextel, realiza entre os dias 01 e 08 de fevereiro de 2019, com encerramento às 19 horas deste dia (horário de Brasília) o edital de convocatória de Blocos de Carnaval das periferias de São Paulo, que irá selecionar 11 (onze) iniciativas para apoio cultural durante o Carnaval de 2019, como parte integrante do projeto Carnaval na Quebrada. O objetivo da iniciativa é fortalecer e colocar no roteiro oficial do Carnaval de São Paulo as iniciativas que atuam nos extremos da cidade.

 
 

Convocatória

 
 

1. Seleção de 03 (três) projetos / Blocos de Carnaval para receberem o patrocínio de R$15.000,00 por iniciativa, e a seleção de 8 projetos / Blocos de Carnaval para receberem o apoio de R$5.000,00 por iniciativa. Os caches deverão ser utilizados entre os meses de fevereiro e março de 2019.

1.1. Os Blocos de Carnaval deverão contemplar os critérios listados abaixo, os quais deverão ser comprovados de forma documental: 

A. Ter desfilado e/ ou organizado ao menos 02 desfiles de carnaval no bairro de atuação nos anos anteriores;

B. Ser um grupo que enfatize relações de equidade de gênero e raça;

C. Realizam atividades que tenham conexão com o bairro de atuação;

D. Ter um CNPJ para receber a verba.

E. Localizarem-se na cidade de São Paulo, fora das regiões compreendidas no chamado "centro expandido" do município. Como critério, respeitamos a convenção que estabelece como centro expandido a área delimitada pelo chamado mini-anel viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas Salim Farah Maluf, Afonso d'Escragnolle Taunay, Bandeirantes, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, Luís Inácio de Anhaia Melo e o Complexo Viário Maria Maluf. Os blocos, agremiações e demais participantes devem localizar-se fora da referida área, mas dentro do município de São Paulo.

A falta de documentos (como o CNPJ), necessários para a assinatura do contrato, pode resultar em eliminação de agremiação / bloco selecionado e eventual substituição deste por outra agremiação / bloco, classificada imediatamente após a última selecionada.

 
 

Inscrição

 
 

2. A inscrição será feita através do site www.carnavalnaquebrada.sampa.br , no período de 01 de fevereiro a 08 de fevereiro de 2019, às 19 horas.

2.1 No ato da inscrição, é necessário apresentar respostas às seguintes perguntas:

  • Nome do bloco / grupo:

  • Nome do responsável:

  • Contato:

  • E-mail:

  • CNPJ:

  • Endereço de atuação:

  • Qual região está localizado:

  • Qual a data do desfile do seu bloco em 2019?

  • Estão nas Redes Sociais (Instagram, Facebook, Twitter, entre outros)? Quais os endereços dos perfis?

  • Desde quando o grupo atua? Envie documentos que comprovem desfiles da agremiação nos anos de 2017 e 2018 (imagens de notícias em redes sociais, veículos de comunicação, fotos em que se permite verificar a veracidade de datas, entre outros)

  • Como é a conexão com o bairro?

  • Quantidade de membros:

  • Como seu bloco pode descrever-se em relação a gêneros e etnias que compõem seus integrantes?

  • Envie fotos de atividades já realizadas:

  • Envie links de atividades já realizadas:

  • Envie o cartão CNPJ de sua entidade ou empresa que a representa:

  • Conte a ideia do projeto do desfile em 2019:

  • Detalhe o cronograma de atuação:

  • Estrutura orçamentária do projeto:

  • Detalhe como será utilizado o orçamento (em caso de apoio ou patrocínio):

  • O que torna o seu bloco especial?

  • Aceita utilizar a logomarca do patrocinador nos materiais de comunicação do projeto?

2.2 Não haverá prorrogação de prazo de inscrições, devendo os participantes respeitarem os limites por ele impostos.

 
 

Comissão

 
 

3. A seleção será feita por um grupo curador formado por 5 pessoas, sendo elas formadores de opinião, profissionais do carnaval e do universo da cultura;

3.1 Não poderão integrar a comissão pessoas com vínculos aos projetos inscritos, bem como seus cônjuges ou parentes até em segundo grau.

 
 

Critérios

 
 

4. A seleção dos contemplados será feita levando em consideração os seguintes critérios:

A. Localização do grupo como descrito na convocatória;

B. Experiência e relevância do grupo;

C. Proposta de atuação;

D. Estratégia de comunicação;

E. Diversidade;

F. Compatibilidade orçamentária;

G. Regularidade dos documentos da entidade / empresa.


4.1 A comissão de seleção é soberana para decidir, respeitando-se os critérios acima, quais blocos serão selecionados e quais, entre eles, encaixam-se na categoria “Patrocínio” e “Apoio”.

 
 

Contratação

 
 

5. Os grupos selecionados deverão assinar contrato com o proponente do projeto, Pipoca.co Entretenimento e Soluções de Informática LTDA., entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2019. No ato, os grupos deverão estar com os documentos exigidos para tal em ordem, sob pena de ter recusada a sua participação no projeto caso a entidade apresentada possua impedimentos legais ou contábeis. A apresentação e entrega dos documentos de forma correta é de responsabilidade única e exclusiva dos participantes inscritos e selecionados nesse edital.

 
 

Contrapartida

 
 

6. Os grupos selecionados deverão, como contrapartida, disponibilizar-se a exibir a logomarca dos realizadores do projeto (patrocinador, realizador, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura) na identidade visual do projeto, bem como flyers, camisetas, carro de som e menções nas redes sociais. Tais contrapartidas serão exigidas em contrato entre as partes após a seleção dos contemplados. Além disso, os grupos / blocos contemplados deverão participar de vídeos a respeito do projeto e serão mencionados em redes sociais dos patrocinadores e realizadores.

 
 

Prazos

 
 

7. As inscrições acontecem de 01 de fevereiro a 08 de fevereiro de 2019, às 19 horas, somente online, no endereço www.carnavalnaquebrada.sampa.br ;

6.1 A avaliação do projeto se dará entre 09 e 12 de fevereiro de 2019;

6.2. Os nomes das agremiações / blocos selecionados serão anunciados no portal www.carnavalnaquebrada.sampa.br e redes sociais no dia 13 de fevereiro de 2019;

6.3. Entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2019.os contemplados deverão apresentar a documentação necessária para assinatura do contrato, assinando-o no mesmo período.

6.4 Todos as agremiações / blocos selecionados deverão apresentar nota fiscal no ato de recebimento dos valores de patrocínios.

6.5. De 18 a 22 de março de 2019, os selecionados deverão fazer a prestação de contas do projeto.

6.6 Os realizadores do projeto poderão alterar prazos e datas em caso de necessidade. Tais alterações serão comunicadas nos veículos disponíveis ao projeto.

 
 

Dos realizadores

 
 

A Pipoca é uma plataforma de experiências culturais para pessoas e para a cidade. Desenhamos e implementamos projetos autorais de cultura, gratuitos, atuais, com o objetivo de resgatar a rua como principal ponto de encontro humano.

Em 2011, um dos integrantes do que viria a ser a Pipoca fez um convite para o líder de um grande bloco carnavalesco do Rio de Janeiro para desembarcar em São Paulo e estruturar lá o formato de oficinas de percussão, para que qualquer pessoa pudesse aprender a tocar um instrumento e assim participar do carnaval de rua de forma protagonista.  Em 2012 aconteceu o primeiro desfile neste formato em São Paulo: um carnaval sem cordas, sem camarotes e nem abadás.

Esse primeiro e histórico desfile cooperou para desencadear a explosão de blocos pela cidade de São Paulo que viria a acontecer nos anos seguintes, transformando-a em um dos melhores carnaval de rua do país.

Com todo este aprendizado sobre como literalmente colocar um bloco na rua, sentimos que estávamos prontos para criar para a cidade diversos outros projetos culturais em vários campos da arte, gratuitos, democráticos, que valorizassem o espaço público, com uma experiência de alta qualidade para as pessoas e assim criar para a cidade a possibilidade do encontro espontâneo, livre de muros, carros, grades. 

 
 

Dúvidas

 
 

Para dúvidas e informações, envie e-mail para quebrada@pipoca.co .

 
amarelofundo.jpg